terça-feira, 19 de junho de 2007

História


A primeira vez que se ouviu falar em Skate foi no final dos anos 60, na Califórnia, Estados Unidos.

Há duas versões quanto às suas origens. Uns, dizem que os surfistas Californianos, nos dias em que não havia ondas, lembraram-se de pregar rodas de patins em tábuas com a forma de pranchas de Surf e descer as rampas e ladeiras de Los Angeles; A outra versão defende que na altura, já existiam trotinetes e que o skate aparece quando alguém se lembra de lhe retirar o guiador.

Seja como for, nasceu um novo desporto, que desde logo ganhou praticantes e passou a ter um papel importante para a juventude dos Estados Unidos, de onde rapidamente se alastrou para o mundo inteiro.

Mais do que um desporto, o Skate é já considerado uma cultura urbana. A sua influência faz-se notar na forma de estar, vestir, na música que ouvem e nas atitudes dos atletas e adeptos do Skate.

Actualmente, o Skate move milhões em todo o Mundo. Prova disso, é o crescente consumo de marcas especializadas, em especial na indústria têxtil, de calçado e material técnico. Um dos factores que mais contribuiu para este crescimento, foi sem dúvida, todo o investimento destas empresas em pesquisa, procura de novos materiais e um constante acompanhamento das tendências. A juntar a isso, nunca deixou de apostar na promoção e divulgação do Skate. Para transmitir a sua imagem, apostou sempre nos Skaters e conseguiu criar ídolos mundialmente conhecidos. O primeiro grande exemplo disso, é sem dúvida Tony Hawk. Deu o seu nome a um dos jogos mais vendidos da Playstation e recentemente lançou um livro, que rapidamente se tornou Best Seller nos EUA. O mercado cresceu de tal forma, que já são muitos os atletas que vivem única e exclusivamente das receitas do Skate: Patrocínios, comissões das tábuas, ténis e roupa à qual dão o seu nome, cachets de demonstrações, etc.

Nos últimos anos, tem aumentado o número de skaters que ganha reconhecimento mundial. Danny Way surpreendeu o Mundo ao atravessar a Muralha da China de Skate. São cada vez mais os skaters convidados para participar na milionária corrida automóvel Gumball 3000. A indústria cinematográfica de Hollywood dá cada vez mais destaque a este desporto, como se comprova com o lançamento de filmes como o «Lords of Dogtown», uma história baseada em factos reais que ilustra o aparecimento do Street Skate, ou o filme «Jackass- The Movie», inspirado na famosa série «Jackass» da MTV, da autoria do skater Bam Margera.

As competições de skate também ganham cada vez mais destaque. Os X-Games ou os LG Sport Action tem trazido grande notoriedade a estes desportos.

A crescer estão também as Associação de Skate em todo o Mundo. Internacionalmente, já foram dados grandes passos para a criação da Federação Internacional de Skate e da Associação Europeia de Skateboard, das quais o Radical Skate Clube é membro fundador.

Modalidades

Ao longo dos anos, o Skate foi evoluindo e consecutivamente apareceram diferentes vertentes deste desporto:

Downhill

Acredita-se que o Downhill foi uma das primeiras vertentes do Skate, com os skaters a descer ladeiras e ruas íngremes, à maior velocidade possível. Nesta vertente, é essencial a utilização de equipamentos de segurança (como luvas e capacete), porque se atingem grandes velocidades.

Freestyle

A par do Downhill, o Freestyle é também uma das vertentes mais antigas. Consiste em executar várias manobras em sequência, no chão, sem utilizar qualquer rampa ou obstáculo. Nos anos 90, esta vertente esteve praticamente extinta, mas ultimamente tem ganho mais alguns praticantes e expressão.

Street Skate

Esta é sem dúvida, a vertente mais popular de sempre do Skate. Aqui vale tudo, ou quase. A procura de obstáculos urbanos para executar manobras é o principal objectivo dos praticantes de Street. Escadas, corrimões, bancos, muros ou paredes inclinadas são o seu alvo favorito.
Esta vertente também pode ser praticadas em Skate Parques, já que ao longo dos anos, foram-se desenhando e construídos rampas que procuram simular o meio urbano.

Vertical

O Vertical (ou Vert) é praticado em rampas com mais de 3 metros de altura, em forma de U, usualmente chamadas de Half Pipe. Esta é uma das vertentes mais espectaculares para o público em geral, pois proporciona a execução de manobras de grande amplitude. No entanto, esta vertente conta cada vez com menos praticantes, porque requer rampas muito especiais e dispendiosas e que não existem em grande número. Assim a falta de boas rampas para treinar tem vindo a diminuir o número de praticantes desta vertente.

Mini-rampa

Esta vertente é quase uma mistura de street com Vertical. Na realidade as mini rampas são um mini half pipe, onde as paredes, a seguir às curvas não chegam a ter vertical. Elas variam até 2 metros e são muito populares em todo o Mundo, pois devido à pouca altura que elas possuem, permite a realização de manobras de street e facilita a execução das mesmas

Pool Riding

É tido como uma das modalidades mais loucas de skate, pois é praticado em piscinas vazias, com paredes arredondada e rebordo de pedra e são perfeitas para andar de skate. Numa altura em que se praticava essencialmente Freestyle, o pool riding deu os primeiros passos para o Skate em vertical. Teve início nos Estados Unidos, na década de 70, quando houve uma grande seca e foi necessário utilizar as águas existentes nas piscinas das casas americanas. Com as piscinas de quintais vazias, os skaters aventuraram-se e criaram o Pool Riding que actualmente é uma modalidade underground ainda hoje praticada por skaters que gostam de transições rápidas. Actualmente essas piscinas são recriadas em alguns Skate Parques, mas com a adaptação de coopings e formas variadas (a que se chamam Bowl’s).

Big Air

O grande impulsionador deste vertente é o consagrado Danny Way, que tem surpreendido o Mundo com grandes voos de Skate. De tal forma, que nos últimos anos, em grandes provas internacionais como os X-Games, começaram a surgir competições de Big Air. Tal como o nome indica esta vertente procura grandes saltos de skate, sejam em comprimento, sejam em altura.

Nenhum comentário: