terça-feira, 19 de junho de 2007

Dia 21 de Junho, obrigatório comemorar e ‘skatar’


O próximo dia 21 de Junho vai ser comemorado em todo o Mundo por milhares de skaters. Portugal não é excepção e à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Go Skateboarding Day vai ser comemorado com a iniciativa Emerica Wild in the Streets.

O Emerica Wild in the Streets promove, todos os anos, neste dia, encontros e competições informais que têm como objectivo a reunião dos atletas e a divulgação da modalidade junto do público em geral. Este ano e à semelhança dos anos anteriores, Portugal também foi contemplado, mas a grande novidade de 2007, é a expansão da iniciativa a diversas cidades do País.

Em Braga, os skaters reúnem-se na Avenida Central, junto ao Mac Donalds para comemorar este dia. O início das actividades está previsto para as 16h00, hora em que os skaters de Braga rumam à Avenida Central, onde irão permanecer durante algumas horas e disputar o Ollie em Altura, uma competição informal que promete grandes momentos de diversão. Para os Ollies mais altos vai haver prémios da Emerica e ao longo da tarde, estão reservadas algumas surpresas, preparadas pela Skate Shop Skills, responsável pela organização da iniciativa em Braga. skills@aeiou.pt / 253 613 591

Os skaters do Porto não vão deixar passar este dia em branco e prometem mostrar que estão cansados de esperar pelo aparecimento de um Skate Parque onde possam praticar skate com as condições necessárias. Bem ao espírito do Emerica Wild in the Streets, há encontro às 14h30 na loja do consagrado street skater, Nuno Gaia, a Kate Skate Shop, com passagem em alguns dos mais emblemáticos street spots do Porto, Best Trick na Casa da Música, Exposição de tábuas de Skate no Clube Pitch, intervencionadas por artistas ligados ao grafitti, artes plásticas e design gráfico e muitas outras surpresas. O responsável pelas comemorações é o Nuno Gaia, da Kate Skate Shop. whoskate@gmail.com / 917510792.

Em Leiria, o Go Skateboarding Day também vai ser celebrado, não tanto em jeito de contestação, mas mais de agradecimento às entidades locais que começam agora, a abrir espaço às novas modalidades, uma vez que Leiria se prepara finalmente para inaugurar o primeiro Skate Parque público. Vai ser na Fonte Luminosa que os skaters locais se vão reunir para disputar um Jogo do Skate e muitos prémios Emerica. O Steve Carreira e todo o team Tribos Urbanas estão a preparar um dia bem especial, ao qual é proibido faltar. A organização do Emerica Wild in the Streets Leiria é da Tribos Urbanas Skate Shop. sk8.clube.adrcv@gmail.com / steve.atlantic@gmail.com / 244 892 926

Em Lisboa, o Emerica Wild in the Streets comemora o Go Skateboarding Day, mas marca também a reivindicação dos skaters locais pela manutenção do Skate Parque de Monsanto, o único do Concelho. E será precisamente aí que, no próximo dia 21 de Junho, os skaters lisboetas se reúnem a partir das 16 horas. Todos juntos vão reclamar pela manutenção deste Skate Parque, que aos poucos está a ser deixado ao abandono. Sob o lema «Não deixem o Skate Parque de Monsanto morrer», os skaters prometem que não vão baixar os braços e que vão lutar pela continuidade deste espaço. A Emerica e o Radical Skate Clube associam-se a esta iniciativa e vão promover a competição de Ollie em Altura, onde serão distribuídos diversos prémios da Emerica. Mais info, contactar 934757242 /rsc.sk8@mail.telepac.pt

Em todo o Mundo, o Go Skateboarding Day tem sido fundamental para a aceitação destes novos desportos urbanos pela parte dos habitantes das cidades. Como se sabe, o Skate, à semelhança do Inline Agressive (vertente dos patins em Linha) e do BMX Freestyle são desportos que nasceram nas cidades e que, ao contrário da maioria, não integram uma componente de natureza. São praticados na rua e a maioria das vezes em espaços públicos, onde se utilizam obstáculos urbanos, como bancos, escadas, muros, corrimões, etc. A utilização destes elementos cria muitas vezes alguns desentendimentos com terceiros, que, na maioria das vezes, discrimina os atletas destas modalidades por não considerar que estão a praticar um desporto.

Acreditamos que existe, acima de tudo, falta de conhecimento da população em geral para os novos desportos do século XXI. A comemoração do Go Skateboarding Day é indispensável para mostrar que Skate é Desporto e contribuir para a aceitação e evolução desta modalidade.

Em Portugal, ninguém vai deixar passar em branco este dia. Atletas e adeptos vão reunir-se e mostrar a quantidade e qualidade de skaters que já existe em todo o País.

Por isso, venham comemorar connosco o Go Skateboarding Day, na próxima 4ª feira, 21 de Junho, numa cidade perto de ti.

Nenhum comentário: